
Fui assistir a uma palestra do João Garcia, meio feinho e desfigurado, e gostei bastante! Além de aprender acerca de avalanches e disidratações, eh eh, tive uma nova perspectiva de sobrevivência, motivação e relações humanas.
É impossível resgatar alguém a 8000mts, nem mm de helicóptero... jazem cerca de 160 corpos no Everest! Os alpinistas têm perfeita noção que acima dos 5000mts estão por sua conta...
Para mover uma perna, carregando apenas 10kg às costas, tem de se respirar 4vezes (3 para obter O2 para sobreviver e 1 p obter O2 para o esforço)... o mm para a outra perna... dps o braço... e por aí fora! Além das alucinações decorrentes da falta de oxigénio no cérebro, torna-se ainda mais complicado ser racional quando tem de se deixar para trás um amigo (mas k na verdd são 70kg impossíveis de carregar, ele próprio já tinha as extremidades congeladas (não sobrou mt dos dedos das mãos e pés), mas ainda o esperou e dps procurou).
Cada um tem os seus objectivos... os meus não passam por desafiar anualmente as minhas capacidades físicas e a própria vida, certamente!! Mas o que retirei foi que é importante estabelecer objectivos, querer melhorar de alguma forma e enfrentar os medos! As motivações pelo caminho também são variadas... as do João são "fazer algo de que gosto e que quero" tendo sempre em conta "voltar a casa".
Por vezes preparar o caminho e percorrê-lo torna-se + belo e importante que o próprio destino!