Tuesday, February 26, 2008

Escalem os vossos Everestes




Fui assistir a uma palestra do João Garcia, meio feinho e desfigurado, e gostei bastante! Além de aprender acerca de avalanches e disidratações, eh eh, tive uma nova perspectiva de sobrevivência, motivação e relações humanas.
É impossível resgatar alguém a 8000mts, nem mm de helicóptero... jazem cerca de 160 corpos no Everest! Os alpinistas têm perfeita noção que acima dos 5000mts estão por sua conta...

Para mover uma perna, carregando apenas 10kg às costas, tem de se respirar 4vezes (3 para obter O2 para sobreviver e 1 p obter O2 para o esforço)... o mm para a outra perna... dps o braço... e por aí fora! Além das alucinações decorrentes da falta de oxigénio no cérebro, torna-se ainda mais complicado ser racional quando tem de se deixar para trás um amigo (mas k na verdd são 70kg impossíveis de carregar, ele próprio já tinha as extremidades congeladas (não sobrou mt dos dedos das mãos e pés), mas ainda o esperou e dps procurou).

Cada um tem os seus objectivos... os meus não passam por desafiar anualmente as minhas capacidades físicas e a própria vida, certamente!! Mas o que retirei foi que é importante estabelecer objectivos, querer melhorar de alguma forma e enfrentar os medos! As motivações pelo caminho também são variadas... as do João são "fazer algo de que gosto e que quero" tendo sempre em conta "voltar a casa".

Por vezes preparar o caminho e percorrê-lo torna-se + belo e importante que o próprio destino!

8 comments:

Tana said...

Um bom post mas pra proxima poe so uma foto do Everest! ahahaha
beijos*

ita said...

ao vivo n é assim taãoo feio... é só um bocado! ;)

Anonymous said...

Essa do "+ belo ser o caminho q se percorre e não o destino" já vi noutras telas... Além disso o sr chegou tarde p caneco... ou n?
Pode ser um bocadinho feio mas já foi cara de publicidade a bancos!

lol

Acredito q deve ter sido interessante À bruta... mas tive q vir embora... :(

beijo piolha!

joão matos said...

Este João Garcia, não sei porque mas não me convence :) quanto ao evarest humm, quando fizerem uma estrada até lá acima, talvez lá dê um salto hi hi hi :)


ps-citando um amigo nosso (ultimamente mto desaparecido, LM): 'de cansaço é que eu não morro' ih ih ih

Caracoleta said...

Ele contou como é que se aliviam la em cima?é que tirar as calcinhas e ir atrás da moita não deve ser muito fácil...e sempre tive curiosidade neste ponto!É aqui que entra a bela da tena lady?poderás tu dissipar estas minhas angústias??? =D

Ana said...

todos temos os nossos objectivos mas sinceramente não sei se a beleza que se vê lá de cima compensa a perda de amigos ou até da nossa própria vida!!!


Beijocas*

ita said...

minha cara mané, nós bem perguntámos como geriam a higiene, mas o Sr. eskivou-se!! Em termos de xixi eles perdem mt água, n devem ter mt k deitar fora... mas akelas barritas energéticas têm d sair!!! lol

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.